5 livros: Literatura brasileira

Tava pensando em novos posts pro blog e decidi criar uma nova tag. Que se chama: 5 livros. Nela eu vou indicar cinco livros que li de determinado gênero. Se quiser pode fazer no seu blog, também! Aproveita e me manda o link, ta bom? E o gênero escolhido de hoje é: Literatura brasileira! Que, pra quem não sabe, eu amo esse gênero. E os livros que eu indiquei nesse post, são realmente muito queridinhos. Vamos lá!
Literatura brasileira, nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação. Por este motivo, a literatura tem sido mais um componente presente em provas de vestibulares, pois além de trazer conhecimento da época em que a mesma foi escrita, faz a gente refletir nos dias de hoje também. (fonte).

1-  Cinco minutos - José de Alencar.
Cinco Minutos foi publicado em folhetim pelo Diário do Rio de Janeiro e mais tarde reunido em livro. Está localizado entre os romances urbanos de José de Alencar e descrevem de maneira precisa o dia-a-dia, as aflições e os preconceitos da classe média brasileira em meados do século XIX. É também um testemunho do Rio de Janeiro da época, seus bairros e sua geografia.

2- Mana Maria - Antônio de Alcântara.
Mana Maria é uma mulher solteira que reprimiu seus sonhos, desejos e aspirações em nome de uma rotina aniquilante que envolve os cuidados com a casa e a família. Como em todos os trabalhos de Alcântara Machado, em Mana Maria encontramos seu inconfundível traço vanguardista, na reprodução dos tipos e da linguagem do povo da São Paulo dos anos 1930, que assumia os primeiros contornos de metrópole industrial.

3- Triste fim de Policarpo quaresma - Lima Barreto.
Para Major Quaresma, a Pátria é um ideal que está acima de tudo. Visionário por excelência, suas ideias colocam-no em várias situações embaraçosas e levam-no até a ser internado em um manicômio. Tímido, discreto, ingênuo, é também uma palha de pureza a navegar num oceano de podridão. Este é um livro escrito com todos os nervos, mas principalmente com o coração, e que se destina a quantos tenham orgulho de ser brasileiros.

4- Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira.
A obra Estrela da vida inteira é a coletânea das poesias completas de Manuel Bandeira. Neste livro é possível compreender toda a genialidade deste poeta, que fez com que sua obra seja eterna e passível de ser compreendida e sentida em qualquer época. Seu estilo lírico e ao mesmo tempo despojado certamente continuará atraindo milhares de gerações.

5- Morte e vida severina - Lima Barreto.
Morte e vida Severina, publicado pela primeira vez em 1956, é a obra mais popular e social do poeta. Retrata a fuga da seca de retirantes que seguem o curso do rio Capibaribe.

Qual o próximo gênero vocês querem ver na tag: 5 livros? Romance, suspense, distopia?

Obrigada por todo carinho, pessoal! ;)

Beijinhos <3

Pra quem quer ficar por dentro das novidades do Momentos Assim é só seguir: 
Twitter ❤ Fanpage ❤ Youtube ❤ 

                                                
                                                                       
                                                                    

Comentários

  1. Tenho vontade de ler, Morte e vida severina, e sobre um próximo gênero... Drama, seria legal. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Devem ser ótimos, pena que não gosto de ler..

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  3. Amo o Triste Fim de Policarpo Quaresma. Puro nacionalismo!
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia alguns livros, mas ainda não li nenhum.
    Gostei das indicações
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  5. Podem me julgar mais não conhecia nem um desses livros apesar do autores bem conhecidos. Preciso me atualizar com clássicos da literatura brasileira. :)

    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li "Triste fim de Policarpo quaresma" e "Morte e vida severina" do Lima Barreto. Quando comecei a ler era só para um trabalho de literatura, mas depois li porque gostei muito.
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ellen flor,
    Destes eu confesso que só li dois: Triste fim de Policarpo Quaresma e Morte e Vida Severina, acho que por que gosto bastante de Lima Barreto.
    Incluirei os outros livros citados na minha lista. Sempre acho enriquecedor literatura nacional.

    Um beijo,
    e um lindo fim de semana!
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Meu Pé de Laranja Lima, é bem falado.
    Tenho muita vontade de ler, e é brasileiro.
    Beijos <3

    garotamodamh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Literatura brasileira para mim é complicado para ler, rsr' eu não curto muito... mas tem algumas exceções como Dom Casmurro, A Droga da Obediência, e mais a maioria da série Vaga-lume (isso porque eram "exceções" kkkk).
    Mas tirando esses, é difícil eu gostar de um livro de autor brasileiro...
    Adorei sua tag. Realmente muito bacana e diferente e já estou esperando os próximo temas de livros.
    Beijinhos
    sonhos-constantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente não sou chegada na literatura brasileira, gosto bastante dos livros do Monteiro Lobato, mas outros escritores ainda não tive a oportunidade de conhecer.
    Beijos e uma ótima semana!
    O Gi Bertolini mudou! Convido você a conhecer o novo blog. http://todebatom.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Amo a literatura brasileira, acho rica!
    beijos
    http://lynnkumoruna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Da sua lista li dois pra escola: Cinco Minutos e esse do Lima Barreto
    Convido vc responder uma nova enquete no blog
    Obrigada.
    Big Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim