Bokeh

Olá gente!Muitos de vocês já devem ter visto muitos fundos desfocados acompanhados daquelas bolinhas brilhantes (ou coloridas) lindas em muitas fotos pela net à fora, né! esse conjunto visual maravilhoso tem nome certo que é bokeh. Muitos ainda não sabem do que se trata o bokeh e nem mesmo o que o gera nas fotografias, então vou esclarecer de um jeito bem simples muitas dúvidas a respeito. Vamos lá!
O termo bokeh é oriundo da palavra japonesa "boke" (flocoso). O bokeh é super utilizado por fotógrafos para que a atenção de quem olha a fotografia seja direcionada ao assunto principal, já que, na maioria das vezes, o fundo perde seus detalhes pelo grande desfoque gerado pelo bokeh.
Ele não apenas desfoca o fundo ou o que você deseja desfocar, mas gera uma porção de bolinhas brilhantes acompanhando o desfoque, mas é claro que elas não aparecem em qualquer lugar: precisam de pontos luminosos no espaço que pretende desfocar. Ex: lâmpadas, luzes e até os espaços entre os galhos de uma árvore (mais usado em sessões fotográficas externas). olhem o exemplo da foto abaixo
Exemplo de ambiente propício para as bolinhas brilhantes

Veja como, aos poucos, o fundo vai desfocando e...


...as bolinhas vão aparecendo e ficando maiores!



Mas o que exatamente gera o bokeh?
3 fatores super importantes para o bokeh são:
1- Abertura
Toda lente possui pequenas lâminas justapostas que se fecham e abrem ao disparo para a foto. Em superzooms e Dslr é possível regular essas lâminas para que se abram mais e a luz adentre o sensor, fazendo com que a foto fique mais clara e o bokeh seja gerado.Quanto maior a abertura da lente, mais desfoque ela proporcionará e as bolinhas serão mais redondas e nítidas. Selecione a opção "Av" ou "prioridade de abertura" no botão seletor da sua câmera e você poderá regular manualmente a abertura e a câmera regulará o retante das funções ou se arrisque e vá ao manual mesmo e regule tudo. veja o exemplo de fotos com bokeh clicadas com superzoom e Dslr:
Superzoom

Dslr
2-Lentes

Toda lente possui diafragma, mas a mesma precisa ser específica.
Lentes que permitem que o bokeh seja gerado são: as teleobjetivas (grande zoom) como a lente 18-135mm como essa da foto:


As lentes das câmeras superzoom também fazem bonito quando a questão é bokeh, elas trabalham como uma teleobjetiva.

E é claro, a linda e pequena 50mm. Chamada carinhosamente de "cinquentinha", essa lente de abertura ampla (a mais comum é de f/ 1.8) é capaz de transformar fundos e valorizar o assunto quando é regulada para sua abertura máxima.



A diferença entre as lentes teleobjetivas e a 50mm é que elas apenas geram um belo bokeh quando o seu zoom é acionado ao extremo e a cinquentinha não precisa disso já que é uma lente fixa (sem zoom)
3- Distância
A distância entre o objeto e o fundo e entre o mesmo objeto e a câmera influenciam muito no resultado:
quanto mais distante o assunto estiver do fundo e mais próximo da câmera, maior será o efeito bokeh. Nessa foto podemos ver que o cordão estava mais próximo do fundo e...

Nessa estava mais distante dele e mais próxima da câmera.


"e a minha compacta? ela faz bokeh?"


Bom, gente, não sei como funciona a compacta de vocês, mas normalmente elas não geram esse bokeh bem definido como as da Dslr e superzoom por que a abertura não é regulável e por ser muito pequena, mas é possível fazer fotos de objetos pequenos utilizando a técnica acima: mantendo o objeto distante do fundo e próximo da câmera.É só acionar a função "macro" representada pela figura de uma florzinha na sua compacta, posicionar o objeto próximo à câmera e apertar o botão de disparo até a metade para focá-lo bem e pronto! olhem só como fiz com a minha:

Brincando com o bokeh!
Gente, é tão divertido brincar com as formas do bokeh que eu não resisti.Claro que o natural é lindo, mas fazer com que ele tome formas diferentes aflora nossa criatividade e nos diverte muito. Até utilizei em uma sessão romântica que realizei

Como fazer? é simples.
- É melhor que a lente seja a 50mm, já que as de zoom são muito mais difíceis pra fazer.
- Pegue a lente, posicione sobre um papel cartão preto e faça um contorno com lápis para ter o círculo do tamanho exato dela
- Desenhe bem no centro o que deseja que apareça em suas fotos...ou o que tiver mais habilidade de desenhar e cortar (eu só me arrisquei no coração,rs)
- Recorte o círculo e o desenho, deixando-o vazado e prenda o círculo na lente. Pode ser encaixado por dentro da lente (cuidado para que ele não encoste no vidro protetor da lente) ou você pode prender pelo lado de fora da lente, usando fita adesiva, mas dificultará um pouco na hora de focar.
- Ao colocar seu "molde", você verá que a imagem ficou um pouco escura, por isso priorize ambientes claros e iluminados. Ajuste a abertura máxima e pronto! Veja as formas divertidas no lugar das bolinhas, assim:



Se você não tem aquela habilidade no recorte, opte pelo kit já pronto do bananafoto, próprio para bokeh personalizado. Confere aqui.

Veja como o bokeh valoriza:

Objetos:

Pessoas:

Em resumo:
O bokeh é o misto de desfoque e pontos luminosos que valorizam muito mais o assunto principal da foto, proporcionando à mesma uma imagem mais bonita. É possível fazê-lo com lentes de ampla abertura de diafragma e posicionamento correto, como descrito no começo do post e há possibilidade de personalizá-lo também. Agora confira algumas fotos que fiz com efeito bokeh
Espero que tenham amado...qualquer dúvida deixem nos comentários que responderei todas!
                                                               

Comentários

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim