Papo com a autora: Jô Lima


Hoje é estreia de tag no Momentos Assim! Que se chama: Papo com autores! Eu já queria estrear a tempo, mas, fico feliz de ter esperado o momento certo, porque... Para a estreia eu convidei uma grande amiga minha, que está prestes a lançar seu livro: Postais, pela editora: Literata. Com previsão para o ano que vem, Postais (só eu que amei o nome?) já é aguardado por diversos leitores! Inclusive por mim e claro tinha que apresentar a Jô e sua história com Postais pra cês, né?

1-Jô, de onde veio a inspiração para escrever Postais?
Postais nasceu basicamente de um sonho. Acordei no meio da noite com a ideia de escrever um romance que se passasse nos dias de hoje mas tivesse bases em uma cultura quase esquecida: As cartas.
Em relação a inspiração, ela vem de basicamente tudo. Tudo inspira. Assim que cheguei a SP, como não conhecia ninguém, eu ficava sentada na escadaria do Teatro Municipal observando quem ia e quem vinha, e foi aí que escrevi fragmentos do que viria a se tornar meu livro: Postais.

2- Como foi a rotina de escrita? Você se organizava ou escrevia quando sentia vontade?
Minha rotina foi bem conturbada. Eu tinha que atualizar meu blog, fazer matéria para uma revista na qual sou freela e tinha as aulas dos intermináveis cursos que faço. (Risos) Era difícil arranjar tempo para escrever, então as madrugadas se tornaram minhas amigas inseparáveis. Com o passar do tempo, fui aperfeiçoando tudo, criei uma metas e fiz curso de escrita. As pesquisas sobre os temas abordados foram o que deram mais trabalho, porque não dependiam da minha imaginação, escrevo sobre lugares que existem, então tinha que conhece-los muito bem para passar isso para os leitores.
Escrever sempre que dá vontade é bom, mas é sempre bom criar hábitos de escrever diariamente para não perder e quebrar o raciocínio da história. Aprendi isso com outros escritores.

3- Fale um pouco de como foi a sua "batalha" para enviar seu livro para as editoras, e se elas te responderam.
Enviar o original do livro para as editoras não foi a coisa mais fácil do mundo como muitos pensam. Editoras recém originais de livros praticamente todos os dias, enviar é super fácil, escreva um e-mail, anexe seu livro, apresente e pronto! O difícil é diferenciar seu livro e fazer as editoras enxergarem ele como único e perfeito para a publicação.
Por isso, para não deixar meu trabalho ficar arquivado na última gaveta, próxima do lixo, que fiz uma pesquisa de mercado e entrei em contato com as editoras que investem em romances. Resultado: As que responderam cobraram caro e eu não tinha como arcar com os custos, outras nem ao menos responderam e outras me deram um NÃO.
Um tempo depois, eu conheci a minha atual casa, a Literata, a editora nem ao menos tinha o gênero Romance, o Edu e sua equipe receberam meu original e 1 mês depois me responderam com um SIM que iluminou a minha vida. Resultado: Serei parte de uma leva que vai lançar os primeiros romances da editora.
A fase mais difícil para os escritores é esperar a resposta das editoras, parece uma tortura sem fim.  Mas quando o sim chega, ele muda sua vida!

4- Você se baseou em alguém para escrever os personagens de postais? Conte-nos um pouquinho sobre eles.
Muita gente me inspirou para criar algum personagem que seja. Pessoas que são amigos de infância e outras que eu nem ao menos conheço mas que vi umas três ou quatro vezes. Costumo dizer que meus filhos – personagens – são uma espécie de frankstein, tipo físico de fulano, sorriso de sicrano e personalidade de beltrano (risos)
A Sely e o Nicholas, os principais da história, são envolvidos com arte e vão nos apresentar obras incríveis, sem contar a viagem por lugares da Europa que muitos desconhecem. Deixarei vocês curiosos ahahahha....

5- Você tem algum personagem preferido? Ou algum que gostou muito de escrever?
Eu amei escrever o Nicholas, ele é meu queridinho! Mas a Vivian, uma personagem secundária também foi muito gostoso de escrever. Fora a Sely, que é minha queridíssima. Ah, amei todos, não me faça escolher entre meus bebês! hahaha

6- Qual é o conflito principal da estória?
O ponto chave é basicamente a descoberta de um amor verdadeiro por parte da personagem principal. A Sely é do tipo que já não acredita em príncipes e blá bla blá! Até que Nicholas aparece para mostra-la o quanto um amor verdadeiro vale a pena. Só que ao mesmo tempo em que ela descobre isso, ela tem que aprender a lhe dar com a distância. Então as cartas serão uma forma dela ter um pouco do Nicholas por perto e vice e versa.

7- Como está se sentindo depois de ter escrito o livro e saber que ele será publicado?
A ficha está caindo aos poucos. Às vezes ainda acordo e penso que foi tudo um sonho, mas aí abro as redes sociais e vejo que é tudo real sim e, que tem muita gente sonhando junto comigo. As mensagens de apoio e carinho que recebo são de extrema importância, pois ainda fico com  um receio em relação a obra, sabe? Não por medo, mas por achar que poderia ter feito melhor. Sou marinheira de primeira viagem então acho esse frio na barriga comum hahaha. Ultimamente me sinto nas nuvens, realizada como profissional e como sr humano, afinal eu sempre quis escrever um livro mas nunca achei realmente que conseguiria...até tentar! Acho que vou precisar de pessoas do meu lado para me conter quando o livro for lançado, porque com certeza terei alguma crise de felicidade absurda hahaha

8- A pergunta que não quer calar: Quando Postais estará nas livrarias?
Ai menina, eu também queria saber para responder isso a todos hahaha Mas a editora ainda não me deu uma data fixa.  Creio que logo nos primeiros meses de 2014 nosso bebê será lançado.

9- Alguma dica para aqueles que também querem escrever um livro?
A dica que sempre passo para meus colegas iniciantes é: Escreva sobre aquilo que você ama e conhece bem, caso não conheça, pesquise muito, leia muito e pergunte mais ainda. Assim poderá falar do assunto com conhecimento de causa e passará mais credibilidade com sua escrita. Terminou de escrever a história?  Ótimo, deixe ela esquecida na gaveta do armário por 3 meses e depois resgate-a, leia-a e critique-a; Isso vai te fazer amadurecer as ideias e consequentemente vai otimizar seu livro. Adoro dar dicas, então quem quiser pode me add e fazer suas perguntinhas por lá tbm ahahah

10- Por último, deixe uma mensagens para nós leitoras e fãs do seu trabalho!
Primeiro gostaria de dizer que tenho vocês como amigas, de verdade. Todas que conversam comigo no face, no grupo, por e-mail e tudo mais, sempre que as encontro em algum evento corro para apertar e beijar, porque é uma forma de agradecer o apoio que vocês me dão. Se hoje estou onde estou, 50% é culpa de vocês que estão comigo desde 2009 com o blog e muitos que me conheceram só agora e já se identificaram e me deram força para lutar pelos meus sonhos. Me refiro a vocês sempre como MEUS/MINHAS – não é Minha Ellen? – Porque é o que realmente são: Meus. Meus alicerces, Minhas Forças, Minhas companheiras, Minhas amizades! E desejo de verdade que lutem pelo que querem. É difícil e a estrada é longa, mas quando alcançamos o topo, é libertador. Nos sentimos vivos. Só não se deixem abater por nada e nem sejam vencidos pela arrogância de se acharem superiores. Sejam sempre assim, humildes e... Meus! Para sempre meus! Quando precisarem de mim, gritem, façam sinal de fumaça ou simplesmente me chamem no chat do facebook! Serei sempre de vocês!

Quem gostou de conhecer a Jô? Mais alguém super ansioso pelo lançamento de Postais?

Facebook e blog da Jô.

Pra quem quer ficar por dentro das novidades do Momentos Assim é só seguir:      Twitter ❤ Fanpage ❤ Youtube 
                                                                                    

Comentários

  1. Vai ser um ótimo lançamento! :]

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Estamos quase voltando, mas já tem novidades: Clique!
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal... ela é tão novinha e terá um livro publicado, chique hein!
    E que bacana da sua parte Ellen de divulgar :D
    Beiju flor ♥
    BLOG: SIM, 27!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh meu Pai! Obrigada pelo novinha, sua linda! ahahah

      Excluir
  3. Ouun que conversa gostosa :) gostei de conhecer mais ♥
    pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Li a entrevista todinha e adorei.
    Não conhecia a autora e fique muito contente pela conquista dela.
    Gostei do livro e acho que será sucesso *-*
    Já vou acompanhar tudo pelas redes sociais.
    http://www.viciodiario.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei o papo haha
    Cate-land.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela parceria, ja espero as proximas novidades!!

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  7. Adorei a ideia no livro! Realmente as cartas andam esquecidas nos dias atuais.

    Beijos!
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  8. Ah, a Jô é uma fofa! Fico muito feliz com as conquistas dela. ♥
    Pelas publicações que ela faz no facebook, "Postais" parece ser uma história de amor linda! Não vejo a hora de ter o livro em mãos.
    Adorei a entrevista, Ellen!

    Beeeeijos!

    http://ficcionalmentereal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Minha Ellen, já te agradeci tanto mas ainda me sinto no dever de fazer isso novamente ahaha
    Fico muito feliz quando encontro pessoas como você no meu caminho. Minha força vem de gente como você.
    Cada comentário que li aqui, fez brotar uma lágrima nos meus olhos, é bom saber que exitem pessoas com quem podemos compartilhar nossos sonhos. <3

    Meu coração pulsando de alegria para cada uma de vocês <3

    ResponderExcluir
  10. Que bacana conhecer um pouco melhor alguns autores. Adorei a ideia flor.
    Beijos.
    www.monteolook.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim