A pausa do tempo

Título: A Pausa do Tempo
Autora: Valéria Martins
Páginas: 156
ISBN: 8566605055

Uma mulher carregando uma criança no colo, um colar de pérolas, o olhar de um homem. Situações corriqueiras na vida de qualquer pessoa são vistas através de um novo olhar e ganham uma reflexão, quase sempre profunda, na escrita de Valéria Martins. O livro é uma reunião de crônicas publicadas no blog A Pausa do Tempo, ativo desde 2007. A seleção de textos é dividida em temas. Em Reflexão, constatamos o quanto pode ser angustiante a liberdade; em Amor, lembramos do quanto é bom gostar de alguém; em Literatura, entramos na biblioteca particular de Carlos Drummond de Andrade; em Cotidiano, vemos os reflexos da escravidão hoje; em Viagem, visitamos cavernas cheias de mistérios e as construções de Gaudí; em Cinema, descobrimos de onde vem a coragem de Gêngis Khan. Textos para rir, refletir e, principalmente, sentir.

Primeiro de tudo, quero expressar a minha honra em ter tido a oportunidade em ler: a pausa do tempo. A autora é uma mulher admirável. Que já viveu muita coisa e ó, tem muita história boa pra contar! Já fazia um tempinho, que eu lia crônicas tão lindas. Li o livro em uma tarde e chorei ao término. Porque simplesmente, foi uma ótima companhia pra acabar tão rápido assim...

Pra quem não sabe, os textos do livro pertencem todos ao blog: A pausa do tempo. que a autora mantém até hoje (e que eu adoro!). Seu livro é dividido em sete partes: Reflexão, Amor, Literatura, Cotidiano, Viagem, Cinema e Amigos do Blog. Amei todas, mas como se era de esperar, reflexão, amor e literatura, foram as que mais amei.

Isole-se! O silêncio é a matéria-prima do escritor.

Meu texto preferido de todos foi: Para escrever. Em que a autora fala sobre a escrita e dá algumas dicas pra quem gosta de escrever. Outro no qual amei foi: A biblioteca de Carlos (isso mesmo, Carlos Drummond de Andrade). Saber ao menos um pouquinho de como é a biblioteca de um dos meus autores preferidos, me fez sentir uma vontade de sair correndo pra conhecer também! 
No livro, podemos observar que a autora viajava muito. Isso me fez chegar a conclusão que: viajar enobrece a alma. Porque as história que a autora conta, só prova que ela tem uma alma, muito, muito nobre. Preciso dizer também, que aprendi muito com alguns conselhos da autora. E refleti mais ainda.

Sentir que a vida é mais suave e redonda, muito menos pontiaguda, porque a gente gosta de alguém.

Recomendo muito! É uma leitura leve, deliciosa e o melhor: cheia de descobertas. Viajei junto com a autora para todos aqueles lugares incríveis, que a mesma visitou. E o principal, com suas crônicas viajei para o lugarzinho, que geralmente esqueço de visitar: dentro de mim mesma.

Quando a gente ama o que faz e tem um plano, pode e deve investir nele, mesmo que os outros te chamem de loucos, porque vai voltar.

A escrita da autora é excepcional! Por um dia, que eu escreva bem como ela. Por favor, não percam a oportunidade de ler, A pausa do tempo. Foi uma das primeiras leituras do ano... E já considero, uma das melhores. Se o livro entrou para os meus favoritos? Com toda certeza!

Valéria Martins é jornalista e escritora. Trabalhou na imprensa até 2004, quando migrou para o mercado editorial. Trabalhou nas editoras Campus/Elsevier e Grupo Editorial Record. Desde outubro de 2008, está à frente de seu próprio negócio, uma agência literária. É autora dos livros Mr. Page e os sonhos (Mojo Books, 2009), Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual (Mauad Editora, 1997), Poesia numa hora destas? (Sette Letras, 1994) e Eclipse de lua – Um dossiê sobre a menopausa (Relume Dumará, 1994). Mantém o blog A Pausa do Tempo desde 2007.

Alguém ficou com vontade de ler? Alguém já leu?

Compre aqui ou aqui.

Também me acompanhe no skoob.

Siga o blog nas redes: TwitterFã pageInstagramYoutube.
                                                                                     

Comentários

  1. Parece ser muito bom. fiquei com vontade de ler >.<
    vou até visitar o blog da autora ^^
    Garota Adocicada (clique aqui) ou visite meu perfil.
    Instagram @karoulles

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler ele agora... Parece ser otimo... E sem contar que essa resenhista ai escreve muito bem ne.. Parabens :)

    ResponderExcluir
  3. Que legaaal! Eu não conhecia a autora e nem o blog dela, mas vou dar uma olhada! Você achou em epub? Adorei a resenha! :D

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só em e-book! Mas, vale muuuuito apena!

      Excluir
    2. Karla, tem em ebook e impresso comigo, se quiser. Basta mandar um email e remeto a você pelo correio: pausadotempo@gmail.com

      Beijos, obrigada!

      Excluir
  4. Adoro os livros diferentes que vc traz!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Nunca li, flor, mas tive vontade de ler.
    Parece ser bom. beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Ellen, eu é que fiquei emocionada ao ler a resenha. Muito obrigada pela delicadeza com que escreveu sobre o meu livro. Me faz lembrar o quanto isso é importante para mim, escrever. Muito obrigada pela leitura e pela divulgação no seu blog. Vou compartilhar nas minhas redes, muito obrigada, beijos. Valéria

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim