Fotografando Crianças #1

Hello galera do Momentos, beleza?
Hoje vim trazer a primeira parte de um especial mais que especial: Fotografando Crianças!

Eu amo a minha profissão, mas tem um lado dela que eu adoro que é fotografar crianças: amo caçar os sorrisinhos e curto muito o resultado...tenho um carinho todo especial com os pequenos, então vou postar, primeiro, algumas dicas básicas para vocês treinarem com seus pequenos e obter registros sensíveis e encantadores e depois alguns exemplos ilustrados para vocês aprenderem mais ainda, então vamos lá:

Eu fotografei a Paula Roberta, por todos ela é conhecida por Paulinha e é o tipo de criança que rouba nosso coração de tão graciosa. Utilizei o retrato dela como exemplo enumerando pontos importantes a serem considerados em todo tipo de fotografia infantil, mas antes de pegar na câmera, observe e siga atentamente as regrinhas abaixo:

- Fotografe crianças, preferencialmente de dia, priorizando o horário de fim de tarde;

- Criança não pode, de jeito nenhum ser forçada a nada, deixe-a á vontade em tudo;

- Priorize as funções automáticas da câmera para não se atrapalhar e perder o melhor da criança;

- Tente cativar ao máximo a criança antes de fotografá-la: isso facilitará seu trabalho, mas para isso, não se apresente a ela com uma câmera enorme ou lentes gigantes: esconda seus equipamentos dela na hora da conversa;

- Seja sensível e não forçado(a): o olhar sensível transmite o sentimento através das fotos;

- Agora a regra de ouro: tenha paciência! se a criança correr, corra atrás. se a criança é ativa, acompanhe o ritmo dela. se a criança não está à vontade com você, esconda-se, fotografe de longe e vá se aproximando aos poucos. Nunca faça cara feia e nem diga algo bruscamente à ela, mesmo que seja seu filho, jamais faça a criança parecer oprimida ou tristonha nas fotos. Tenha muita paciência e veja que os resultados são recompensadores. 

Estes foram os pré requisitos para a fotografia de crianças, agora acompanhem os passos fundamentais através da enumeração na foto!























1- Os olhos são o foco principal em 99% dos retratos que eles aparecem e ainda mais quando o assunto é criança! Foque nos olhinhos e sem irritar a criança, faça com que ela fique de frente para a luz para que os olhos brilhem, mas sem forçá-la, ok!Outra coisa importante é não obrigá-la a olhar para a câmera: esse negócio de "olha pra(o) tia(o)!" toda hora não deixa a criança à vontade. os retratos espontâneos ganham de lavada naquelas fotos "chôchas" e posadas.

2-  O Ângulo mais favorável para os pequenos é o nível deles: evite ao máximo fotografá-los de cima para baixo, pois inferioriza a criança e dependendo da proximidade, pode deixar a criança com a cabeça grande e corpo pequeno. Faça com que a lente "olhe" nos olhos da criança, de igual para igual, mas sem uma proximidade desconfortante para ela.Por via das dúvidas utilize o zoom e fique longe.

3- Atenção às características marcantes do pequeno: toda criança tem uma marquinha só dela, quer seja uma risada banguela, um jeitinho com as mãos, a mania de mandar beijinhos, etc. Fique de olho para clicar esse trejeito exclusivo, pois você terá captado e eternizado a marca registrada do pimpolho!

4- As crianças, no geral, se afeiçoam muito com alguns objetos e isso facilita 100% na hora da fotografia! Se a criança tem um bichinho, brinquedo ou qualquer outra coisa que a deixe feliz não arranque dela para a foto: deixe ela ser feliz, pois ela está à vontade com algo que gosta...isso dá um olhar de satisfação e até tranquilidade nela nas fotos (a Paulinha amou esse chapéu e não descansou até colocar).

5- Olho no fundo! não deixe que nada sem importância vire o assunto da foto, ainda mais em fotografia infantil! isso vale para todo tipo de fotografia, gente, mas crianças não combinam com construções, bagunças, muros e fundos desgastados. opte por fundos neutros, coloridos ou o fundo verde ao ar livre que vai bem em retratos no geral.

6- Enquadramento é importante! no meu tempo de criança a minha mãe me fazia ficar bem no meio da foto e sempre pareceu comum demais! e de fato, era. esqueça isso, gente, esse negócio de centralizar não valoriza como muita gente acredita, mas dá um ar bem sem graça na fotografia. Posicione a criança dentro do quadro da câmera, de preferência, no canto esquerdo olhando para a direita e vice versa: você vai ver como parece que a criança fica valorizada e a fotografia ganha um ar mais sentimental e agradável de se ver! confie em mim!

7- E por fim, a edição: é legal que ela seja leve, sem aqueles efeitos carregados e molduras grotescas. Crianças combinam com cores e vida, mas não deixe a foto hiper saturada (com cores berrantes, fortes de doer os olhos) seja moderado, ok! se desejar converter para preto e branco tem dois pontos a serem considerados: 1- não converta para p/b uma fotografia cheia de brinquedos, balões e objetos coloridos: se a foto tiver fundo neutro e for mais "vazia", como a minha, vale a pena converter;

Opte por um p/b levinho, de preferência baixe a opacidade da foto até as cores "apagarem", isso por que crianças não combinam com p/b muito duro e automático! 

E o resultado

Olhem só como o enquadramento além de valorizar a foto, permite que coloquemos frases e pensamentos conforme o tema

Por enquanto é isso, galera, espero que tenham gostado e mãos à obra: corram pra treinar com s filhos, irmãozinhos, primos, sobrinhos, etc, e se deixem encantar pelo resultado!

Fiquem de olho por aqui para a segunda parte, beijos e até lá
Conheça o trabalho da Isa, aqui.
                                                                                                 
                                                                                           

Comentários

  1. eu amo fotografia *---*
    sonho em ser fotografa e um sei que consigo
    a tão bom tirar fotos de crianças com aqueles sorrisos lindos
    http://www.rennataferreira.com

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo fotos de crianças, ficam tao espontaneas <3
    www.vivosemchanel.com

    ResponderExcluir
  3. Fotografar criança é tão bom... e realmente, elas devem ficar a vontade. beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amo fotografias, amo mesmo e crianças (tenho 6 sobrinhos kk *-*)
    bjus <3lamoonier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fotografar crianças é lindo.
    Parabéns pela foto e valeu pelas dicas :)
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muita paciência também para tirar fotos com pequenos assim
    Aqui sei o que passo rss
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei!! Até porque meu bebê está vindo aí, então é bom aprender rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, acho tão naturalmente lindo fotografar crianças :D. Beijos
    http://purcinos.com/

    ResponderExcluir
  9. Que gracinha!!! Adoro crianças *-*
    Adorei o seu blog e já estou te seguindo por aqui! Estou escrevendo uma trilogia chamada A Guardiã, e criei um blog para facilitar a postagem e a leitura! Gostaria de te convidar para conhecer a história. Caso você goste, poderia seguir o blog e curtir a página no face?
    Muito obrigada!
    Beeijos

    http://trilogiaaguardia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro fotografar crianças! É mega cansativo mas o resultado é lindo demais! Adorei essas dicas, vou usar todas! Beijos!
    http://elaquerousar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim