Confissão - De uma pimenta chamada Paula



Título: Confissão
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Nº de Páginas: 272
Compre: aqui.

"Confissão" foi o primeiro livro lançado por Paula Pimenta, em 2001, e encontrava-se esgotado há vários anos. A obra, que apresenta poemas escritos pela autora desde a sua adolescência, agora recebe uma nova edição, pela editora Gutenberg. Paula ampliou um pouco o livro original, acrescentando alguns novos poemas e incluindo alguns que anteriormente havia "emprestado" para os seus personagens Fani, de Fazendo meu filme, e o Rodrigo, de Minha vida fora de série.

EIS UM PEQUENO FATO .

Dentre minhas escritoras nacionais favoritas a Paula ocupa um lugar de destaque. Todavia, essa não é uma justificativa suficiente para expressar meu amor por Confissão. Continue lendo e entenda.

.UMA PEQUENA TEORIA .

Gente fala sério, tudo nesse livro é um encanto! Sempre que observo Confissão, a capa me faz recordar de diversos momentos especiais. De coisas que guardo há tempo na minha caixa das lembranças e no meu coração. Delicada e simples considero uma das mais belas da minha estante! A editora caprichou. Não só na capa, mas em todos os aspectos gráficos que embelezaram o livro. Por dentro as páginas são lindas harmonizando com cada poema. Veja estas imagens (1,2). O cheiro é inconfundível, pausei diversas vezes a leitura para cheirar o livro.

Bem, já li diversos livros de poemas mas nenhum teve a capacidade de me encantar e comover tanto como a Paula conseguiu através de Confissão. Revivi certos momentos da minha adolescência (que faz tanto tempo, só que não hahaha) em vários de seus poemas. Seria impossível não se identificar, suspirar e amar com cada palavra dita. Enquanto escrevo essa resenha tenho consciência de uma coisa: Os sentimentos são a mesma coisa pra todo mundo, só que todos nós por sermos diferentes, interpretamos e expressamos de formas distintas. Mas será mesmo? Voltando... Confissão é um livro delicioso, divertido e marcante. A leitura foi bem rápida, fluiu super bem! Em alguns momentos dei boas risadas, em outros relembrei, suspirei e continuei.

"Tudo o que resta é sonhar
E a angustia, insistente e imensa,
Convencida a te esperar"
(Trecho do Sonetinho à semana vazia) 



.UM MOMENTO ESPETACULARMENTE CURIOSO  .

Quando eu estava lendo Confissão, minha avó entrou no meu quarto e me questionou que livro era aquele, expliquei que era um livro lindo de poemas e a entreguei. Ela pegou, sentou-se na cama ao meu lado e se pões a ler os poemas. E gente, ela AMOU! Leu vários e depois saiu rindo sozinha pela casa. Sinal que: Paula Pimenta escreve pra todas as idades, sem dúvida alguma!

Por fim, eu super recomendo Confissão! Para todas as pessoas de todos os tamanhos! Garanto que quem ler vai se encantar pela obra assim como eu! É aquele livro fofo que você não pode deixar de ter na sua estante. Não apenas por ser lindo, mas pelos sentimentos que existem em cada página, os mesmo que também vive em cada um de nós.

“Despertei ontem de um sonho bom.
Quando olhei para o lado, só restava o vazio
Extravio do meu plano de ter você para sempre
Presente inesperado, como uma surpresa má
Lá no fundo sei que ainda penso que não acordei
Voltei a dormir para tentar mudar o enredo
Medo do que virá e de você desvanecer no claro
Raro momento de lucidez me tira do devaneio
Penteio meu cabelo para sair e esquecer
Que a vida devia ser diferente do que eu sei."
(Despertar)

  Quem ai já leu ou ficou com vontade? 

Besos de mi corazón!
                                                                                           

Comentários

  1. Oi linda, tenho a série Fazendo Meu Filme, e quero muito a segunda série e os outros livros.Eu adoro crônicas e poesias, esse livro me chamou muito a atenção..
    Sua resenha ficou ótima..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar no livro, mas achei bacana seu ponto de vista.
    Realmente sua vó provou que o livro pode ser lido por todas as idades, depois quero emprestado dona Ellen, quer dizer Ellenzinha <3 Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante, gostei da resenhas, mais um livro para minha lista ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim