O que eu aprendi com Augusto Cury #1

Definitivamente, Augusto Cury é meu escritor favorito. Comecei a ler seus livros há uns dois anos atrás e nunca mais parei. Por que? Seus livros me ensinaram muitas coisas que mudaram (literalmente) a minha vida, e consequentemente a dos que vivem comigo. Pra quem não conhece...

Augusto Jorge Cury é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. Famoso pelos seus livros na área de psicologia, ficção e pela sua teoria da inteligência multifocal.

Seus livros são do gênero auto-ajuda. Mas é completamente diferente de qualquer livro desse gênero que já li. Em seus livros eu "descobri" formas de melhorar a minha saúde emocional e ser uma pessoa muito mais feliz. Isso não é bobagem, gente. Realmente, as palavras tão sabias do Cury; me tocaram de uma forma inesqueçivel. Ao ler seus livros, você não terá como não se identificar com algumas caractéristicas que ele apresenta. Uma síndrome que ele fala em vários de seus livros que eu acho pertinente é a SPA, Síndrome do pensamento acelerado. Veja o que ele diz sobre isso no livro: Treinando a Emoção para ser Feliz.

"Criamos sociedades complexas, construímos diálogos, produzimos ciência, porque somos uma espécie pensante. Ser uma espécie inteligente nos trouxe enormes vantagens, mas o exercício inadequado da atividade do pensamento trouxe enormes problemas, tais como guerras, descriminações, crimes, injustiças sociais. Não bastassem os problemas de fora, a atividade inadequada do pensamento trouxe transtornos internos. Um desses problemas é a síndrome SPA, a síndrome do pensamento acelerado. A síndrome SPA é uma síndrome que descobri ao longo de minhas pesquisas.A síndrome SPA provoca sintomas mesmo que os pensamentos não tenham conteúdo perturbador. Ela é epidêmica, atinge grande parte da população mundial. Ela é gerada pelo excesso de estímulos produzidos pela imprensa escrita, pela mídia, pela ciência, pela educação, pelo trânsito de informações e preocupações nas relações sociais.Os portadores da síndrome SPA lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Eles amam o desafio, mas não sabem desfrutar do pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que eles produzem.Embora tenha citado vários sintomas da síndrome SPA, gostaria de destacar quatro: pensamento acelerado, fadiga excessiva, flutuação do humor e dificuldade de contemplar o belo nos pequenos estímulos da rotina diária. Dois desses sintomas já caraterizam a síndrome. Se você tiver alguns, não se perturbe. Apenas considere que precisa mudar seu estilo de vida. Precisa treinar sua emoção para desacelerar seus pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila." 

Consegue entender? Pelo que já li, a SPA é uma "doença" que está atingindo a maior parte da população mundial; por causa do excesso de informações que nossa mente recebe. Por exemplo, Juana  de manhã vai a escola, a tarde vai ao cursinho pré vestibular, a noite trabalha. Nos finais de semana faz curso de informática, inglês e español. Tudo isso, só vai gerar irritação, cançaso, insonia. Nós somos seres humanos, precisamos de tempo para viajar, brincar... Não só, trabalhar, estudar, navegar. Entenderam? Se não dermos valor ao descanço, ao lazer... Veja o que pode acontecer!

Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Se você tem...

Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila.

Essa foi uma das coisas mais importantes que eu aprendi com o Dr. Cury. Tento cada vez mais observar as coisas simples, ter momentos especiais com meus amigos. Admirar a natureza, reeditar minha mente... Como? Isso é o assunto do próximo post! Vou dividir o post: O que aprendi com Augusto Cury em cinco partes. Não perca, vamos aprender um pouco do que já li nos livros do sábio doutor que já ajudou tantas pessoas no mundo inteiro. 

Veja esse vídeo do Dr. Cury! E aprenda mil coisas sobre a mente humana em dez minutos!

                        

 Redes sociais do Augusto Cury: Twitter, Fanpage, Site.

         Pra quem quer ficar por dentro das novidades do Momentos Assim é só seguir: 
                                               Twitter ❤ Fanpage ❤ Youtube 
                                                                                    

Comentários

  1. Priscila Frr22 agosto, 2013

    Os livros dele são uma benção,bons demais! Quero parar para ler mais um dia!

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Malu Neves22 agosto, 2013

    isso mesmo Ellen, parabéns de novo! Ótimo comentário e de grande valia para os que querem "abraçar" o mundo!!! Vlw Dr. Augusto pelas informações!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do seu blog, curti sua página no face te aguardo no meu
    http://gospelcards.blogspot.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Karoll Steffanie22 agosto, 2013

    Ele simplesmente arrasa. Adoro os livros dele. Principalmente o Semeador de Ideias.
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Thábata Rodrigues22 agosto, 2013

    Já li alguns de seus livros, gostei bastante...
    Beijos!!!
    nailmypassion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Andréia Ramalho22 agosto, 2013

    Vou assistir o vídeo, pra conhecer mais deste escritor! ;) Beijos!

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ke oliveira22 agosto, 2013

    Olha, só vim avisar que tive problemas com plágio dos meus textos ): em um tumblr que eu estava procurando e tive a infeliz surpresa de colocarem como propria autoria ): , então tive que bloquear a seleção de textos, quando você leitora quiser pegar meu texto, por favor me avisa na pagina de contato que mando por email, obrigada leitora ;*

    pedacosdelembrancas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lorenna Miranda22 agosto, 2013

    Nossa tb amo e sou Fã de Augusto, seus livros tem me ajudado mt pois eu tenho SPA e tou treinando meus pensamentos. Continue resenhando sobre ele amei seu post, e afinal amei o seu blog é muito fofo *--*

    este é o meu

    http://www.lorisentimentos.blogspot.com.br/

    BJOS DE SUA NOVA SEGUIDORA :)

    ResponderExcluir
  9. Vou admitir... nunca li nenhum livro do augusto.

    Não consigo sentir vontade, por mais que as pessoas elogiem '-'

    Beijinhos,

    Paula

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Débora Queiroz22 agosto, 2013

    Tenho dois livros do Augusto Cury e toda as vezes em que leio fico pensando " existem detalhes aqui que não prestei atenção e que no momento são super importantes. Além do mais, o autor é um gênio!

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Laura Marques22 agosto, 2013

    Eu já li dois livros dele, e já o admiro. Realmente ele fala coisas que nos faz pensar mais. Não li esse livro que fala sobre o SPA ainda, mas pelo que eu entendi nós devemos é dar valor as simples coisas da vida. Se Juana faz trezentas coisas durante o dia, tem de aproveitar aquela pequena conversa que tem com a colega da frente durante a aula de inglês, o almoço rápido com a família, e etc. To ansiosa pelos próximos posts!

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana! Realmente os escritos do Augusto Cury são de grande ensinamento!
    Eu gosto!

    E realmente, esse SPA tá bem alta, porque nos dias do hoje, todo mundo vive cheio de informação na cabeça.

    Tem que se cuidar mesmo!

    Super Beijo!

    Tapete Vermelho

    Fan Page Tapete Vermelho

    Meu Canal no Youtube

    ResponderExcluir
  13. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪22 agosto, 2013

    Oie sua linda ;)
    Gosto desse escritor apesar de só ter só lido O avendedor de Sonho, que gostei muito *-*
    Belo post.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪22 agosto, 2013

    Oie sua linda ;)
    Gosto desse escritor apesar de só ter só lido O avendedor de Sonho, que gostei muito *-*
    Belo post.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  15. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪22 agosto, 2013

    Oie sua linda ;)
    Gosto desse escritor apesar de só ter só lido O avendedor de Sonho, que gostei muito *-*
    Belo post.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  16. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪22 agosto, 2013

    Oie sua linda ;)
    Gosto desse escritor apesar de só ter só lido O avendedor de Sonho, que gostei muito *-*
    Belo post.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  17. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪22 agosto, 2013

    Oie sua linda ;)
    Gosto desse escritor apesar de só ter só lido O avendedor de Sonho, que gostei muito *-*
    Belo post.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    http://cantinhodamahxd.blogspot.com.br/
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  18. Maria Silvana ♪♫♪♫♫♪22 agosto, 2013

    Oie sua linda ;)
    Gosto desse escritor apesar de só ter só lido O avendedor de Sonho, que gostei muito *-*
    Belo post.

    Beliscões carinhosos da Máh :)

    ResponderExcluir
  19. Barbie Californiana22 agosto, 2013

    Tenho dois livros de bolso dele, flor e são mesmo fantásticos.
    Ah! amei o novo layout do blog. Ficou lindo! Parabéns! beijos

    ResponderExcluir
  20. Carolina Mello24 agosto, 2013

    Oi linda vim retribuir a visita! Nossa eu tb adoro o Augusto Cury, ja li varios livros dele! Parabéns pelo blog muito fofo!! bjossss www.carolmello.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim