O lado bom da vida

Título: O lado bom da vida
Autor: Matthew Quick
ISBN: 9788580572773
Número de Páginas: 256
Compre: aqui.

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora.

. EIS UM FATO .

Os aspectos gráficos, diagramação, páginas e fontes está tudo perfeito. A intrínseca fez um bom trabalho. A capa do livro (pelo menos do meu) é igual ao do filme, nada contra. Só esperava que o Pat fosse mais bonito. No livro ele com certeza é.

. A ESTÓRIA .

O lado bom da vida conta a estória de Pat Peoples. Um cara que acabou de sair de "um lugar ruim" e quer reatar seu casamento com a sua esposa, Nicck. Logo que sai desse lugar, ele promete a si mesmo ser uma pessoa melhor e mais gentil, com os pais, terapeuta e especialmente com as mulheres. Isso porque a Nicck gostaria de saber que ele estava sendo gentil. Somos apresentados também a Thiffany, irmã de uma esposa do amigo do Pat. Ela também sofre de problemas psicológicos. É divertida, meio louca e corajosa. Definitivamente, eu gostei muito dela.

. EIS UM PROBLEMA .

Até o meio do livro a história me encantou e me prendeu... Só que depois disso eu me decepcionei tanto. A narrativa de Matthey é muito lenta. Não conseguiu me prender. Houve também fatos que me deixaram muito irritada. Eu odeio futebol. E o livro trás muito isso, entendam: A ligação entre Pat, seus irmãos, seu pai e até mesmo seu terapeuta é através do futebol. Isso é compreensível, mas por eu não gostar de futebol, especialmente do americano eu odiei  não curti esse detalhe. Nada de novo acontecia durante boa parte da narrativa e pela primeira vez em muito tempo eu ansiava chegar ao final com medo de abandonar o livro (coisa que eu nunca fiz). 

Não posso negar que Matthey criou uma estória bonita, tocante e interessante. Mas pra mim a forma que ele conduziu tudo foi maçante. Não me fez sentir nenhum apego ao livro. As leituras que mais me marcam são aquelas que me fazem sentir uma confusão de sentimentos enquanto leio. E o lado bom da vida não me proporcionou isso. Uma pena. Infelizmente, acho que eu coloquei muita expectativa no livro. Aconselho a não esperarem acontecimentos bárbaros, ok?

Recomendo para aqueles que não se importam em ler um poco de futebol e não ligam para a velocidade da narrativa. Não acredito que tenha perdido meu tempo lendo, mas o desenvolvimento e vários detalhes cruciais do livro não me fizeram sentir prazer durante a leitura. O final também  foi meio decepcionante. Sou boba-romântica-que-adora-um-bom-clichê e o autor me surpreendeu. Infelizmente, não de uma forma positiva.
. O LADO BOM DO LIVRO .

Mas, como gosto de ver o lado bom em toda leitura (mesmo que não tenha sido muito satisfatória), não posso negar que Pat é um exemplo de inspiração para todos nós. Assim como Thiffany, minha personagem preferida. Eles me mostraram que mesmo se você fez algo errado no passado, ou se machucaram você, a vida sempre vai te dar uma chance de ser feliz. O negócio é seguir em frente. :)

Alguém aí já leu? Concordam ou não comigo?
Besos

                                                           

Comentários

  1. Não o li... Sempre vejo ele nas estantes das livrarias, mas nunca sinto um pinguinho de vontade de comprar...
    Realmente, narrativas lentas são um saaaaaaco, ainda misturando com futebol, vish! Acho que não vou arricar, né? ahahaha ♥

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. acredita que ainda não li esse livro =/ mas eu assisti o filme :3
    garotaadocicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro na estante, mas tô ensaiando pra lê-lo. Já li várias resenhas, e a maioria dizia a mesma coisa, que o livro era meio cansativo. Mas enfim, quero logo tirar minhas próprias conclusões!
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu só conheço o filme. E é incrível como eu sempre opto pela capa que não é a do filme. Não gosto exatamente porque tem rostos dos atores. Gosto de imaginar meus personagens do meu jeito. HEHEHEHEH
    E ahhh, eu acho o ator lindão :P :P

    Um beijo
    www.reinodascoisas.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho pouca vontade de ler esse livro, a premissa dele não me animou muito e nem espero ver o filme.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. também nao li esse livro, sou mais a cara de ver o filme ! ô preguiça ! pode me xingar !!!!
    Mas tb escolheria a capa sem os atores :D
    esperamos voce la no http://www.luvup.blogspot.com.br/ nao deixe de comentar :D

    ResponderExcluir
  7. Amei o filme! O livro também deve ser bem legal. Criei um blog recentemente, se tiver um tempinho pra lá pra dar uma olhada. :)
    Beijos
    By Sara Morais | Instagram | Facebook
    http://bysaramorais.com

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler o livro e assistir o filme depois, muita gente fala bem, até me assustei com a sua critica, pois tenho mt expectativa quanto a esse livro! rs >_<

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu li e gosteii! Claro, é bem mais triste que o filme, um pouco mais cruel, eu diria, o pai dele é mais chato e menos presente e tem mesmo muito de futebol, mas eu gostei da leitura, no todo. Pat é um amor! <3
    Beijos!
    http://justonemoreoflove.blogspot.com.br/ (blog mais pra diário)

    http://teoremafeminiino.blogspot.com.br/ (blog normal)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Fico muito feliz que queira comentar! Opiniões, críticas e sugestões sobre o post ou blog são publicados aqui. Se você não tem um blog, pode comentar pela opção Nome/URL. Também sinta-se à vontade para entrar em contato comigo pelo: momentosassim@hotmail.com ou @momentosassim